segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Carta Aberta



Nós, jovens de diferentes denominações religiosas: Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), e Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), reunimo-nos entre os dias 03 e 04 de outubro de 2015, em Ponta das Canas, Florianópolis (SC), com o intuito de pensar e articular uma organização a nível estadual com o propósito de promover e gerar o diálogo ecumênico e inter-religioso. 

Tal iniciativa recorda o compromisso firmado entre os delegados do Estado de Santa Catarina e membros do Conselho de Igrejas para Estudo e Reflexão (CIER),  presentes no VII Sulão - Mutirão Ecumênico, ocorrido em 2013 no Estado do Paraná e, agora, reforçada no VIII Sulão - Mutirão Ecumênico, ocorrido em Florianópolis (SC), no mês de agosto deste ano de 2015. No VIII Sulão, assumiu-se mais uma vez o compromisso anterior e, definiram-se nomes de jovens de diferentes regiões de Santa Catarina que auxiliariam na condução da referida organização. 

Sendo assim, durante estes dois dias, dedicamos tempo de qualidade para nos conhecermos e conhecermos as religiões às quais pertencemos. Debruçamo-nos sobre as realidades das juventudes das diferentes regiões do Estado, colocando em pauta seus sonhos e suas angústias, preocupados com as lutas que enfrentam diariamente nos mais diversos setores da sociedade. 

Após refletirmos e pautarmos nossos desejos e utopias, levando em consideração a necessidade de um espaço de diálogo inter-religioso com a juventude, e ainda, à luz da responsabilidade assumida pelo CIER, optamos por criar a Rede Ecumênica de Juventude de Santa Catarina (REJU – SC), que congregará as diversas expressões juvenis crentes e não crentes do Estado, sendo espaço de formação e caminhada em conjunto, onde haverá voz e vez para todos e todas.

Assim, tornamos público esse primeiro movimento estadual articulado, cuja organização se dará por meio de encontros periódicos e atividades ecumênicas em conjunto.
Desejamos que estes passos iniciais sejam motivadores de uma bonita e profética caminhada, animando as diversas realidades juvenis do Estado, que buscam a fraternidade e a justiça.

Florianópolis, 03 e 04 de outubro de 2015.

Ana Paula Victoriano – IELB
Ariél Philippi Machado – ICAR
Camila Gonzaga da Luz – ICAR
Cleber de Oliveira Rodrigues – ICAR
Elvis Soares – ICAR
Joana Buyo – IEAB
João Marcos Kist Hoss – ICAR
Mateus Ramlow Silva – IECLB
Vanessa Doré Gonçalves – ICAR
William Pereira Rocha – ICAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário