sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O ecumenismo hoje: uma reflexão teoecológica


Por ocasião do 6º Encontro de Agentes para o Ecumenismo (Mutirão Ecumênico) , promovido pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e Conselho Latino-Americano de Igrejas – CLAI, com a participação de agentes ecumênicos dos estados do RS, SC, PR e SP, a revista IHU On-Line dedicou uma edição ao ecumenismo hoje, em perspectiva teoecológica.

Os palestrantes do Mutirão colaboram nesta edição. Para o teólogo Erico Hammes, professor da PUCRS, a identidade, também religiosa, só é possível na consciência de si frente a alguém. É construída a partir da não identidade, ou seja, da alteridade. Já o teólogo especialista em ecumenismo e sacerdote católico Paulo Homero Gozzi defende que a espiritualidade ecumênica nos leva a ser honestos com nós mesmos, com os irmãos e com Deus, já que uma identidade sadia não se perturba ao ver a beleza da verdade presente nos outros. O teólogo e assessor do moderador do Comitê Central do CMI, Marcelo Schneider, explica que é preciso superar uma certa redução da agenda ecumênica ao nível das relações institucionais ou de canais de diplomacia e cordialidade entre iguais. Nesse contexto, defender a criação é uma consequência natural do deslumbramento com o seu esplendor e também uma decorrência do conhecimento de um sem-número de ameaças à sua plena manifestação, aponta o ecologista Arno Kayser.

Um comentário:

  1. Participei do MUTIRÃO ECUMÊNICO. Lá ganhamos um exemplar em papel do "IHU-On Line". Estou lendo e ruminando lentamente cada um dos artigos... MUITO BOM!!!! E parabéns pela iniciativa casada.
    Um abraço fraterno e solidário.
    P.Evandro

    ResponderExcluir