sexta-feira, 24 de abril de 2015

Vem aí o Mutirão Ecumênico 2015 - Sulão VIII...

Te esperamos lá!!!




Contexto

O Mutirão Ecumênico – Sulão é um evento que ocorre a cada dois anos e abrange os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em 2015 será em Santa Catarina, na cidade de Florianópolis.

É um evento construído ecumenicamente, entre Igrejas cristãs, entidades e movimentos ecumênicos.

No centro do evento está a comunhão dos membros das Igrejas para refletirem e criarem ações conjuntas que colaborem com a cidadania, o fortalecimento de um Estado democrático e por uma sociedade mais justa.

Justificativa

O Brasil tem 30 anos de democracia, semelhante situação dos países da América Latina. Uma democracia não amadurecida pelo tempo, instável e que requer cuidados.

As entidades religiosas, os movimentos sociais e ecumênicos no Brasil tiveram fundamental importância na conquista de um Estado de direito democrático, alcançado com muita luta e sangue até meados dos anos 80. Membros da hierarquia e fiéis atuaram nas linhas de frente combatendo o Estado de exceção, sendo profetas e profetizas, pastores e pastoras, verdadeiros mártires do Evangelho.

Este Estado democrático requer novas conquistas. As entidades proponentes deste evento percebem que não serão os detentores do poder que irão consolidar a democracia e o Estado de direito e, sim, o povo consciente, protagonista da cidadania.

As Igrejas no Brasil, unidas em Cristo, junto aos movimentos sociais e ecumênicos, desejam colaborar em forma de MUTIRÃO para: levar vida em abundância aos que padecem por falta de políticas públicas, defender a democracia participativa, ameaçada por forças do poder econômico e colaborar com o protagonismo para exercer a cidadania. A democracia é uma conquista diária e ainda necessita de reflexão conjunta. A unidade ecumênica tem compromisso com o direito de manifestação e reivindicação dos valores cristãos.

Nesse sentido, o Mutirão Ecumênico 2015 – Sulão VIII terá como tema “A Missão da Igreja no Estado Laico” e lema “Venha a nós o teu reino” (Mt 6.10).

Objetivos

Geral:
Reunir e comprometer agentes com o serviço e a promoção ecumênica. Para aprofundar a compreensão do ecumenismo na sociedade atual por meio da celebração, convivência e partilha de experiências que anime a continuidade da caminhada dentro e fora do espaço eclesial.

Específicos
1.Refletir e aprofundar o tema: A Missão da Igreja no Estado laico;
2.Mostrar os avanços na busca de unidade das igrejas;
3.Dar visibilidade às ações e serviços ecumênicos;
4.Incentivar a unidade, o testemunho e a diaconia;
5.Reunir propostas de ações conjuntas na direção do tema proposto;
6.Celebrar os avanços da caminhada ecumênica e firmar novos compromissos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário