quinta-feira, 3 de maio de 2012

Rio-Mafra acolhe proposta do Mutirão Ecumênico

A primeira reunião de mobilização pró-MUTIRÃO ECUMÊNICO 2013-SULÃO VII aconteceu na região de Rio-Mafra (como costumam se referir os munícipes de Rio Negro e Mafra). Simbolicamente, na divisa entre os dois estados do sul (SC e RS) e os dois estados do norte (PR e SP) do SULÃO.

No dia 16 de abril o Coordenador do MUTIRÃO ECUMÊNICO-SULÃO VII, Pr. Evandro Jair Meurer, esteve em Rio Negro(PR) e Mafra(SC) e lá reuniu representantes das igrejas Católica e Luterana, além de lideranças do Movimento dos Focolares. O objetivo foi apresentar o projeto do Mutirão Ecumênico-Sulão VII bem como fortalecer e animar a caminhada ecumênica nestes dois municípios. O anfitrião foi o P. Jairo Lindolfo Meneses dos Santos (IECLB) acompanhado do Sr. Elói Witt 2º Vice-Presidente do Conselho do Sínodo Norte Catarinense. Representando a ICAR esteve o Diác. Dorvalino Alves da Silva. Por parte do Movimento dos Focolares, marcaram presença a Sra. Ana Maria Witt e o Sr. Jaci Vieira.


O grupo reunido ficou muito animado com a proposta de reunir em 2013 novamente agentes ecumênicos, desta vez em Curitiba, para estudo de um tema comum e para crescimento e aprofundamento de questões pertinentes ao ecumenismo. Tão animados que até cogitaram em organizar um evento de pré-lançamento do Mutirão 2013, já neste ano, no mês de outubro, um ano antes do evento. O grupo reunido compartilhou sobre as experiências ecumênicas já vividas, como por exemplo, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, celebrações ecumênicas de formatura, o Dia Mundial de Oração. Na visão do Diac. Dorvalino, com uma caminhada ecumênica já de longa data em Santa Catarina, Rio-Mafra está pronto para, a qualquer momento, criar um CIER-RioMafra (Conselho de Igrejas para Estudo e Reflexão de Rio Negro e Mafra), oficializando mais organicamente a caminhada ecumênica local.

Exemplo concreto desta caminhada foi a foto em papel que circulou na reunião, quando do ressente culto de instalação da nova pastora luterana de Mafra, Pa. Marion Freitag, onde, além do Pastor Sinodal, uma Missionária e os seis Pastores luteranos, se fizeram presentes o Pe. Católico, o Diácono e mais quatro pessoas do Movimento dos Focolares, abençoando e acolhendo a nova ministra pastora luterana na cidade.
Ao final da reunião o Pr. Evandro presenteou ao grupo presente, na pessoa do P. Jairo, um caderno da SOUC de 2012 e recebeu deste uma “Agenda Sinodal 2012” com o nome e contato de todas as Comunidades Luteranas do Sínodo Norte Catarinense, para que fossem ampliados os raios de divulgação do Mutirão Ecumênico 2013-Sulão VII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário